Como Instalar Plug-ins no AutoCAD

O Autocad é um dos programas mais completos para modelagem 2D e 3D de projetos diversos. Apesar de já ser bastante poderoso por si só (e possuir diversos comandos), o software ainda conta com diversos recursos e funcionalidades para torná-lo ainda mais poderoso, principalmente através de Plug-ins. 

Plug-in é um dos tipos de ferramentas para Autocad que é literalmente um programa que roda dentro do programa. Cada ferramenta desta oferece um ou mais tipos de funcionalidades. Assim, há ferramentas que permitem a exportação de projetos em determinado formato, que transforma o teclado do PC em um teclado para Autocad, que calcula medidas diversas de forma automatizada, dentre outras.

Apesar de serem extremamente úteis e simples de serem operados, muitas pessoas possuem dúvidas de como proceder quanto à instalação desses programas. É exatamente como instalá-los que você verá na sequência.

Como fazer a instalação do Plug-in no AutoCAD

A primeira tarefa a ser feita é abrir o Autocad e, através dele, acessar a Autodesk Change Store. O acesso a esta loja é feito através do painel "Ajuda" do programa, que por definição sempre aparece ao abrir o software. Caso você tenha configurado para que este painel não aparecesse, basta clicar no ícone ajuda, simbolizado por um ponto de interrogação, que o painel aparecerá.

Quando o painel "Ajuda" abre, pedirá para configurar a língua desejada.

Selecione a de sua preferência e automaticamente surgirá o menu com os aplicativos disponíveis.

Neste página, há alguns aplicativos em destaques e para buscar aquele que você deseja, basta digitar o nome ou parte do nome na barra de busca (exemplo: block manager).

Uma página surgirá com os aplicativos encontrados.

Clique sobre o escolhido e uma nova página aparecerá com as informações detalhadas do app.

Nesta página, logo abaixo da descrição do produto haverá um botão com os dizeres "Free/Install" ou o preço do app e install (15.00/Install), clique nele.

Em seguida, irá aparecer uma janela pedindo o nome de usuário e senha na Autodesk, caso você já tenha um login e senha basta preencher os campos.

Caso não tenha, clique em "Você precisa de um ID na Audesk" e siga os procedimentos.

Depois disso, aparecerá uma janela com os termos, que, após ler, você deve aceitar e clicar em "Free/Install" novamente para ter a ferramenta de AutoCAD escolhida.

O programa será instalado automaticamente no Autocad, e para acessá-lo basta ir até à janela "plug-ins" no programa.